quinta-feira, 25 de junho de 2009
segunda-feira, 22 de junho de 2009
FESTAS JUNINAS, NO BRASIL E NO MUNDO.
Mês de junho traz grandes comemorações, uma delas é a Festa Junina comemorado por muitos por todo o país e ao redor do mundo também !
Origem da Festa Junina
Alguns dizem que a Festa Junina teve origem em países católicos da Europa, tendo como principal homenageado o santo São João, outros dizem que a Feste Junina ocorre por causa das grandes festividades ocorrem durante o mês de junho. No princípio a festa era conhecida como “Joanina”.
Abaixo vocês conferem algumas Frases de Festa Junina
A festa
É sinônimo de alegria…
Arde uma fogueira no chão
Assam-se batatas
Bebem quentão
A menina pula a fogueira
E esquenta meu coração
É noite de festa
É noite de S. João
E me cintila uma alegria
E sobe o balão
Que vai brilhar lá com as estrelas
Ah que paixão!
Mais Frases…
Ronaldo Rosa
A festa
É sinônimo de alegria…
Arde uma fogueira no chão
Assam-se batatas
Bebem quentão
A menina pula a fogueira
E esquenta meu coração
É noite de festa
É noite de S. João
E me cintila uma alegria
E sobe o balão
Que vai brilhar lá com as estrelas
Ah que paixão!
DEIXE SUA FRASE, POR AQUI TAMBÉM, FAÇA UMA POSTAGEM
UM FORTE ABRAÇO,
ROZI DE SÁ - PSICOPEDAGOGA
domingo, 21 de junho de 2009
Atividades Culturais, AFROBRASILIDADE, pelo mundo!
No dia 23 de abril de 2009, em um evento especialmente desenvilvido para a abertura da exposição "Afro-Brasilidades na Arte Popular: Acervo Museu Casa do Pontal", o Grupo As Três Marias Tambor de Crioula...
No dia 23 de abril de 2009, em um evento especialmente desenvilvido para a abertura da exposição "Afro-Brasilidades na Arte Popular: Acervo Museu Casa do Pontal", o Grupo As Três Marias Tambor de Crioula deu um show de alegria em louvor à São Jorge.
A exposição itinerante é elaborada e produzida pelo Museu Casa do Pontal, marcando a nova gestão do Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. E tem como objetivo chamar a atenção para a maneira como a afrobrasilidade está presente na arte popular brasileira contemporânea, colaborando para as discussões de questões relativas às heranças africanas na arte popular. Por um lado, esculturas que documentam e interpretam a convivalidade e o cotidiano multiétnico, com suas criações enriquecedoras. Por outro, obras que documentam festas, religiões e rituais, embora ligados visceralmente aos universos culturais afro-brasileiros, também trazem contribuições de outras origens. Resgatar e valorizar as raízes africanas de nossa cultura através de peças de artesanato.
Categoria: Viagens e eventos
Palavras-chave: Tambos crioula exposição laurinda santos lobo santa teresa
sábado, 20 de junho de 2009
PREMIO TOPBLOG-ROZI DE SÁ PSICOPEDAGOGIAS
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Coordenação do NEAB-UFES
PROFESSORAS MARIA APARECIDA E PATRÍCIA GOMES RUFINO, Dentre outros colaboradores, como a Haila Lopes de Souza, equipe da capoeira Cativeiro, folgões nosso muito obrigado.
Equipe do Afrobrasilidade.
Anderson dos Anjos
Deivid Araújo
Rodrigo ferreira
Tatiana Gomes
Welder Moura
Carlos Souza
Vinícius
Maren Manz
Jhonatan e apoiadora Rozi de Sá
AFROBRASILIDADE
AFROBRASILIDADE:"Aqui no Brasil a população negra é significativa e nossas raízes, com "o pé na África", como fala a sabedoria popular। A população afro-americana entretanto, proveio de poucas fontes principais da África। A maioria descende de duas grandes culturas principais: Banto e Nagô. Os negros de origem Bato foram trazidos principalmente das regiões de Angola, Congo e Moçambique. Um terço da população negro-africana é banto. Há aproximadamente 500 povos bantos, ou seja, comunidades culturais com civilização comum e línguas semelhantes.A palavra "Banto" significa "seres humanos, pessoas, homens, povo". As línguas Banto formam um grande grupo, porém com muita semelhança entre elas. São faladas em muitas regiões da África atual: Uganda, Kênia, Tanzânia, África do Sul, Ruanda, Burundi, Zâmbia, Moçambique, Zimbabue, Angola, Zaire, Gabão, Camarões, República do Congo, Malawi, Botswana, Lesotho.Outro grande número de afro-americanos e brasileiros tem sua origem na tradição cultural Nagô O nome "Nagô", que originalmente se referia unicamente a um ramo dos descendentes Yorubá de Ifé, foi aplicado de maneira extensiva a todos os povos Yorubá. Os diversos grupos provenientes da África, principalmente do Sul e do Centro do Daome e do sudeste da Nigéria, são conhecidos no Brasil com o nome de Nagô.Os Nagô são portadores de uma particular tradição cuja riqueza deriva das culturas dos diferentes reinos de onde eles se originaram. Os Ketu, Sabe, Oyó, Egbá, Egbado, Ijexa, Ijebu exportaram para o Brasil e outras regiões da América seus costumes, suas estruturas hierárquicas, seus conceitos filosóficos e estéticos, sua língua, sua música, suas danças, sua literatura oral e mitológica. E, sobretudo, trouxeram para o Brasil sua religião."
Rozi de Sá - Mestranda em Africanidades
27 3222-3822
9867-9546
रोज़ी दे SÁ - पेस्कुइसडोरा - मेस्त्रंदा एम् AFRICANIDADES
Rozi de Sá - Mestranda em Africanidades
27 3222-3822
9867-9546
रोज़ी दे SÁ - पेस्कुइसडोरा - मेस्त्रंदा एम् AFRICANIDADES
terça-feira, 16 de junho de 2009
1º AFROBRASILIDADE
Pode-se afirmar que o 1º AFROBRASILIDADE, já nasceu com um caminhar diferenciado, a propor a partir dos primeiros convidados a fazerem parte da "Roda de Debate", que pode ser conferida, por meio de Economistas, Psicopedagogas, Pesquisadores, Estudantes de diversos âmbitos, Professores, Historiadores, Escritores, além da presença direta de representante dos alunos Africanos, que hoje fazem parte do programa de Intercâmbio, na UFES.
Fica aqui nossa gratidão pela oportunidade de pesquisa-ação, devidamente respeitada, nesta fecunda atividade, que venham muitos AFRICANIDADES.
Rozi de Sá
Psicopedagoga
27 3222-3822
Fica aqui nossa gratidão pela oportunidade de pesquisa-ação, devidamente respeitada, nesta fecunda atividade, que venham muitos AFRICANIDADES.
Rozi de Sá
Psicopedagoga
27 3222-3822
1º AFROBRASILIDADE
Assinar:
Postagens (Atom)